Caminhada em defesa do Meio Ambiente é realizada pelas praias de Santarém

Caminhada em defesa do Meio Ambiente é realizada pelas praias de Santarém

Santarém é a segunda cidade mais importante no ponto de vista econômico e geográfico no estado do Pará. Diariamente milhares de pessoas circulam pelas praias do rio Tapajós, por terra ou mesmo pelos rios, que é o principal meio de transporte da região. Há 22 anos, a Organização Não Governamental, Grupo de Defesa da Amazônia (GDA), realiza uma caminhada de mais de 40 quilômetros pelas praias de Santarém, saindo da Praia do Maracanã indo até Alter do Chão, com objetivo de recolher resíduos sólidos deixados nas praias.

Este ano o evento foi realizado nos dias 21 e 22 de outubro com cerca de 100 participantes, pessoas vindas de várias partes do país e que dedicaram um pouco do seu tempo para retirar os resíduos sólidos deixados por visitantes e banhistas, e também para conhecer as belezas naturais do Rio Tapajós. “Eu venho todo ano a Santarém e sempre quis fazer algo pelo meio ambiente então resolvi participar eu conheço Alter do Chão e agora vou conhecer as outras praias”, frisou o empresário de Uberlândia (MG), Ricardo Gino.

A coordenadora do GDA, Valéria Bentes, lamentou a situação da maioria das praias percorridas durante a Caminhada Ecológica, evento que busca o reconhecimento no calendário oficial de eventos do município. “A gente continua com o mesmo problema e este ano acredito que bateu recorde pela quantidade de lixo, principalmente na praia do Juá, e a gente não conseguiu limpar tudo por conta do tempo e só resta agradecer aos participantes porque eles vieram dispostos a contribuir com o meio ambiente, bem como o Territórios Sustentáveis que também fortaleceu essa luta”.

FONTE: Ascom/ Territórios Sustentáveis

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar