A Professora Lúcia Helena Alfaia lançou o livro "Mães de Teçá"

A Professora Lúcia Helena Alfaia lançou o livro "Mães de Teçá"

O livro "As Mães de Teçá" conta a história de uma criança indígena, estudiosa, criativa e feliz. A obra busca construir diálogos e reflexões entre o homem e o meio ambiente e promover as especificidades da área.

Neste domingo (17), às 18 horas, o livro "Mães de Teçá", da obidense professora Lúcia Helena Alfaia, foi lançado no estande da Seduc na 26ª Feira do Livro e das Multivozes, em Belém. A obra busca construir diálogos e reflexões entre o homem e o meio ambiente, bem como promover uma apresentação sobre as especificidades que envolvem a área. O lançamento encerra a programação no estande da secretaria, no último dia de apresentações da Feira.

O livro "As Mães de Teçá" conta a história de uma criança indígena, estudiosa, criativa e feliz. No território onde mora com sua família e amigos, Teçá aprende com a sabedoria das Mães a respeitar os recursos naturais e o sagrado existente no Marapi, rio que banha sua aldeia. Segundo a autora, a obra literária é de fácil compreensão e pode ser lida por todas as idades. “A escrita do livro é muito simples, muito fácil e descritiva, porque o meu objetivo é que as pessoas que nunca foram ao território indígena, quando elas lerem o livro, elas sintam-se nesse lugar e ele é um livro para todas as idades, não só para as crianças, porque eu acredito que ele vai ser um instrumento, especialmente para professores, para trabalhar essa temática tão importante nas salas de aula." explicou.  

Ela falou ainda da realização em concluir a obra literária. “É uma alegria, é uma conquista muito grande, eu trabalho com alfabetização de crianças há muito tempo e é nesse momento que eu estou ajudando, na coordenação da educação escolar indígena e somos muito carente de literaturas que falem sobre os indígenas. E aí hoje eu estou aqui lançando esse livro mostrando que é possível ser professora e também ser escritora. O que eu deixo de recado para os meus colegas é não desistir do sonho e a Feira do Livro é um espaço fantástico para mostrar nosso trabalho”, disse entusiasmada.

AUTORA - Lúcia Helena Alfaia é mestre em Diversidade Sociocultural pelo Museu Emílio Goeldi; Pedagoga pela UFPA; Professora Alfabetizadora e Contadora de Histórias do Movimento de Contadores de Histórias da Amazônia- MOCOHAM. Atualmente, atua em atividade técnica na Educação Escolar Indígena da Seduc.

Galeria de Fotos...

FONTE:__SEDUC

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar